O Novo Homem

"Não tenho medo da morte. Antes tenho medo da minha mente"

domingo, junho 25, 2006

Espírito e Matéria

Oração

Espírito e matéria são dois lados da mesma moeda. O espírito manifesta-se através da matéria; a matéria ganha vida através do espírito.
Todos nós somos corpo humano e espírito humano ao mesmo tempo. As árvores, por exemplo, também têm um corpo e um espírito. E até as pedras que aparentam estar mortas contêm um espírito próprio. Não há dicotomia, não há dualismo, não há separação...

Quanto a mim, o problema não está na matéria mas sim no materialismo. Do mesmo modo, não há problema algum com o espírito mas o espiritualismo sim, é problemático. No momento em que encapsulamos uma ideia ou pensamento num "ismo" lançamos as fundações do pensamento dual. Espiritualismo e materialismo não existem - são apenas criações mentais ilusórias de uma mente dual. O Universo é UNI-verso, um só poema, uma só canção, um só verso. Contém infinitas formas que se complementam, tocam juntas no mesmo concerto, equilibram-se umas às outras... Luz e Escuridão, Céu e Terra, Esquerda e Direita, Espírito e Matéria. Onde está a contradição? Onde está o conflito?

A Vida alimenta a Vida, a Matéria alimenta a Matéria, O Espírito alimenta o Espírito. A Vida alimenta a Matéria, a Matéria alimenta a Vida e o Espírito alimenta a Matéria e a Vida. Há reciprocidade total. Esta é a visão oriental do mundo, a visão do mundo antigo onde Natureza e Espírito, Céu e Terra, Sol e Lua estão em eterna reciprocidade e harmonia.

É a isto que eu chamo o Ponto de Síntese. Onde tudo se encontra. Onde tudo é uno.

Adaptado de Satish Kumar - Spiritual Imperative